ENARE
PROJETO ENARE - ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA
APRESENTAÇÃO
O Projeto ENARE é uma ação de extensão universitária estabelecida entre universidades, secretarias de educação, escolas de educação básica, e vinculada à ABA, que tem como objetivo principal promover a formação de professores em atuação na educação básica. Foi idealizado, em 2020, em pleno período da pandemia de COVID-19. O ENARE é um projeto extensionista de natureza teórico-prática que está alinhado às ações desenvolvidas por graduandos e pós-graduandos, inicialmente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mas que já se expandiu para os estados da Bahia (UESC) e do Rio de Janeiro (UFF). Todos estão empenhados em colaborar com a formação continuada de professores para o ensino da argumentação acontecer desde os anos iniciais do ensino fundamental, no ensino médio e na modalidade de educação de jovens e adultos.
O ENARE se situa na intersecção entre os campos da linguística aplicada, dos estudos da argumentação e das metodologias de ensino. As atividades planejadas visam à construção de conhecimentos quanto ao processo de ensino-aprendizagem da argumentação em classes de língua materna e/ou língua adicional, bem como à produção de materiais didáticos diversificados a fim de colaborar com a organização das ações docentes.
As atividades promovidas pelo ENARE destinam-se à formação de professores a fim de subsidiar as ações didático-pedagógicas realizadas na educação básica a fim de ampliar o ensino da argumentação e, ainda, oferecer dados para pesquisas em nível de iniciação científica e de pós-graduação, para que seja possível orientar propostas pedagógicas voltadas ao ensino de argumentação, em perspectiva interacional.
No estado de Sergipe, já foram realizadas ações formativas em diferentes municípios: São Cristóvão (2021 e 2022), Barra dos Coqueiros (2023), Tobias Barreto (2024 e 2025). No estado da Bahia, as ações aconteceram em Ilhéus (2022), Itajuípe (2024) e Itapicuru (2025). E, no Rio de Janeiro, o ENARE ocorreu no município de Maricá (2025).
Ao longo de cinco anos, são três os eixos que subsidiam as ações formativas docentes e discentes ligadas ao ENARE: dialogicidade, criticidade e reflexividade. A dialogicidade se refere à alteridade constitutiva da argumentação, compreendida, assim, como a distância dialógica entre o eu e o outro, isto é, entre os participantes implicados em uma interação argumentativa. A criticidade é o eixo que permite um certo “distanciamento” epistemológico da prática e o entendimento das relações sociais e ideológicas, o que possibilita a superação da ingenuidade acadêmico-científica e ainda apoia as ações de mudança por parte de docentes e de discentes, tendo em vista a justiça social. A reflexividade diz respeito aos raciocínios que possibilitam confrontar as razões dos acontecimentos, as orientações temáticas, as finalidades estabelecidas etc., o que requer análise das consequências das ações.
São dois os principais grupos de pesquisa associados às atividades do ENARE até o momento: GPARA – Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (UFS, Sergipe) e ELAD – Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (UESC, Bahia).
HISTÓRICO
FORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO - EI, EF (anos iniciais) e EJA
São Cristóvão, Sergipe
Módulo 1 – 2º semestre de 2021
Módulo 2 – 2º semestre de 2022
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO
Ilhéus, Bahia
2º semestre de 2022
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA
Barra dos Coqueiros, Sergipe
2º semestre de 2023
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOES PARA E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO
Itajuípe, Bahia
2º semestre de 2024
ENARE – Formação de professores de Tobias Barreto para o ensino da argumentação
Tobias Barreto, Sergipe
Módulo 1 – 1º semestre de 2024
Módulo 2 – 2º semestre de 2024
ENARE – Formação de professores de Tobias Barreto para o ensino da argumentação
Tobias Barreto, Sergipe
Módulo 3 – 1º semestre de 2025
ENARE – Formação de professores de Itapicuru para o ensino da argumentação
Itapicuru, Bahia
Módulo 1 – 2º semestre de 2025
Curso de formação para o ensino de argumentação
Maricá, Rio de Janeiro
junho/setembro de 2025


