SEDiAr
Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr)

Apresentação
As três primeiras edições do SEDiAr ocorreram em distintos estados brasileiros. A primeira edição, em 2012, teve como anfitriã a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia, e contou com 300 participantes, sendo 101 com apresentação de trabalho. A segunda edição, em 2014, ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, Minas Gerais, e contou com 298 comunicações de trabalho e aproximadamente 1000 participantes no total. A terceira edição, em 2016, foi recebida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, Sergipe, e atingiu a expressiva marca de 486 trabalhos apresentados, tendo mais de 1200 pessoas inscritas nas atividades gerais.
Em 2016, o SEDiAr torna-se, formalmente, um evento internacional, porque, além de reunir pesquisadores de diferentes países (Brasil, Argentina, Portugal, França e Israel), como já aconteceu nas edições anteriores, teve a participação de estudantes da América Latina em sua programação.
Com o objetivo de consolidar o processo de internacionalização do SEDiAr e promover laços de cooperação internacional entre os pesquisadores, o SEDiAr realizou sua quarta edição, em 2018, na cidade de Buenos Aires, Argentina. O evento contou com 763 participantes nas atividades em geral, dos quais 633 foram trabalhos apresentados, sendo 488 do Brasil, 126 da Argentina e 19 de outros países, o que revela o crescimento do SEDiAr.
Devido à pandemia de Covid-19, o V SEDiAr foi cancelado e somente em 2023, após as vacinações, o evento foi retomado.
O 5º SEDiAr teve como anfitriã a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e contou com pesquisadoras e pesquisadores de instituições do Brasil, Argentina, Colômbia e Canadá para ministrar conferências, mesas-redondas e minicursos. Como forma de luta pela volta à normalidade, toda a programação do evento ocorreu no modo presencial. E, mesmo em período pós-pandêmico, o evento conseguiu acolher 412 comunicações de trabalho, com mais de 790 pessoas inscritas nas atividades gerais.
Além disso, o 5º SEDiAr acolheu a primeira reunião para constituição da Associação Brasileira de Argumentação (ABA), que viria a ser fundada em 4 de outubro de 2023 na Universidade Federal Fluminense (UFF), durante o 37º Encontro Nacional da ANPOLL.
Assim, o SEDiAr passa a se vincular à recém fundada Associação Brasileira de Argumentação (ABA), para ajudar a integrar pesquisadoras e pesquisadores dedicados à consolidação do campo de pesquisa da Argumentação no Brasil enquanto área de conhecimento multidisciplinar constituída por saberes oriundos de distintas áreas de conhecimento como Letras (Linguística, Literatura e Linguística Aplicada), Filosofia, Educação, Psicologia, Direito, Ciências, Matemática e outras áreas de interesse, para instituir o espaço de representação dos Estudos da Argumentação na academia brasileira e colaborar para potencializar resultados de pesquisa acadêmica em ações que possar gerar impacto positivo na sociedade.
Nesse contexto, em 2025, o 6º SEDiAr chega pela primeira vez ao Centro-Oeste brasileiro, sendo organizado pela parceria firmada em convênio cooperativo entre a Associação Brasileira de Argumentação (ABA) e a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG), na cidade de Goiânia, contando com a participação de conferencistas e palestrantes da América do Sul (Brasil, Chile e Argentina) e da Europa (França e Portugal), 40 simpósios temáticos aprovados e a submissão de 358 propostas de comunicação de trabalhos.
Para conhecer todas as edições do SEDiAr com mais detalhes, convidamos você a visitar a programação, os anais, os livros resultantes do evento e o material audiovisual, que mantém viva a memória de algumas conferências e mesas-redondas e oferece outras fontes de conhecimento sobre a argumentação, como os vídeos da Casa de Retórica e Argumentação (de Rui Alexandre Grácio) e do Centro de Estudos de Argumentação e Discurso (do ELAD/CNPq/UESC).