ENARE
PROJETO ENARE - ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA
APRESENTAÇÃO
O Projeto ENARE é uma ação de extensão universitária estabelecida entre universidades, secretarias de educação, escolas de educação básica, e vinculada à ABA, que tem como objetivo principal promover a formação de professores em atuação na educação básica. Foi idealizado, em 2020, em pleno período da pandemia de COVID-19. O ENARE é um projeto extensionista de natureza teórico-prática que está alinhado às ações desenvolvidas por graduandos e pós-graduandos, inicialmente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mas que já se expandiu para os estados da Bahia (UESC) e do Rio de Janeiro (UFF). Todos estão empenhados em colaborar com a formação continuada de professores para o ensino da argumentação acontecer desde os anos iniciais do ensino fundamental, no ensino médio e na modalidade de educação de jovens e adultos.
O ENARE se situa na intersecção entre os campos da linguística aplicada, dos estudos da argumentação e das metodologias de ensino. As atividades planejadas visam à construção de conhecimentos quanto ao processo de ensino-aprendizagem da argumentação em classes de língua materna e/ou língua adicional, bem como à produção de materiais didáticos diversificados a fim de colaborar com a organização das ações docentes.
As atividades promovidas pelo ENARE destinam-se à formação de professores a fim de subsidiar as ações didático-pedagógicas realizadas na educação básica a fim de ampliar o ensino da argumentação e, ainda, oferecer dados para pesquisas em nível de iniciação científica e de pós-graduação, para que seja possível orientar propostas pedagógicas voltadas ao ensino de argumentação, em perspectiva interacional.
No estado de Sergipe, já foram realizadas ações formativas em diferentes municípios: São Cristóvão (2021 e 2022), Barra dos Coqueiros (2023), Tobias Barreto (2024 e 2025). No estado da Bahia, as ações aconteceram em: Ilhéus (2022), Itajuípe (2024) e Itapicuru (2025). No estado do Rio de Janeiro, as atividades foram iniciadas pelo município de Maricá (2025).
Ao longo de cinco anos, são três os eixos que subsidiam as ações formativas docentes e discentes ligadas ao ENARE: dialogicidade, criticidade e reflexividade. A dialogicidade se refere à alteridade constitutiva da argumentação, compreendida, assim, como a distância dialógica entre o eu e o outro, isto é, entre os participantes implicados em uma interação argumentativa. A criticidade é o eixo que permite um certo “distanciamento” epistemológico da prática e o entendimento das relações sociais e ideológicas, o que possibilita a superação da ingenuidade acadêmico-científica e ainda apoia as ações de mudança por parte de docentes e de discentes, tendo em vista a justiça social. A reflexividade diz respeito aos raciocínios que possibilitam confrontar as razões dos acontecimentos, as orientações temáticas, as finalidades estabelecidas etc., o que requer análise das consequências das ações.
São dois os principais grupos de pesquisa associados às atividades do ENARE até o momento: GPARA – Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (UFS, Sergipe) e ELAD – Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (UESC, Bahia).
HISTÓRICO
FORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO - EI, EF (anos iniciais) e EJA
São Cristóvão, Sergipe
Módulo 1 – 2º semestre de 2021
Módulo 2 – 2º semestre de 2022
FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO
Ilhéus, Bahia
2º semestre de 2022
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA
Barra dos Coqueiros, Sergipe
2º semestre de 2023
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOES PARA E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO
Itajuípe, Bahia
2º semestre de 2024
ENARE – Formação de professores de Tobias Barreto para o ensino da argumentação
Tobias Barreto, Sergipe
Módulo 1 – 1º semestre de 2024
Módulo 2 – 2º semestre de 2024
ENARE – Formação de professores de Tobias Barreto para o ensino da argumentação
Tobias Barreto, Sergipe
Módulo 3 – 1º semestre de 2025
Curso de formação para o ensino de argumentação
Maricá, Rio de Janeiro
junho/setembro de 2025
ENARE – Formação de professores de Itapicuru para o ensino da argumentação
Itapicuru, Bahia
Módulo 1 – 2º semestre de 2025


